A educação preventiva visa estabelecer valores de forma consciente e planejada, um desafio contemporâneo para educadores que precisa ser assumido.
Além disso, tal conduta levará crianças, jovens e adultos a adquirir noções significativas, como justiça, responsabilidade, autonomia, respeito a si e ao outro, influenciando na construção de uma sociedade melhor.
Pensar em educação de trabalhadores para prevenção de acidentes é algo que vem sendo discutido, estudado recentemente, quando falamos de educação neste artigo não estamos referindo a cumprimentos de regras, leis e documentos prescritos. Aqui colocamos na mesa a ação educativa como um processo de construção e desenvolvimento dos sujeitos, uma educação preventiva iniciada nos âmbitos escolares, reforçada pela sociedade e continuada no ambiente de trabalho.
A Educação Preventiva Integral é uma abordagem educativa que visa promover atos de prevenção que possam atrasar ou até mesmo evitar um dano ou problema aos sujeitos envolvidos.
Cabe ressaltar que para a existência desta linha de pensamento no ambiente escolar repercutiria em revisão de currículo e incentivo aos docentes , assim como, infraestrutura que retrate a realidade externa ao ambiente com característica voltadas para o dia a dia dos educandos.
Exercícios com exemplo do cotidiano, relações interpessoais, negociação, negação, aceitação, rotinas dinâmicas de uma sociedade. Onde não caberia definir o certo e o errado, mas a reflexão de estar no lugar do outro de sentir o outro e respeitar o outro, nesse contexto a Educação Preventiva corrobora para uma sociedade mais equânime e justa. Desde o ambiente de Educação infantil até o Jovem do ensino médio em preparo para o mercado de trabalho.
Na perspectiva organizacional empresarial, este modelo é aplicado de forma continuada através de trilhas, treinamentos, microlearning, em comportamentos estabelecidos como valor para a companhia , onde moldam seus trabalhadores as politicas internas que são as regras e leis . Os reforços e estímulos para esse comportamento ainda sim são vistos através de papes e responsabilidades de forma hierarquizada. Com toda a boa vontade apresentada pelos responsáveis ao tema, é desperdiçado a criatividade endereçado a um espaço limitado para a aprendizagem, mesmo com inclusão de recursos digitais, ainda sim é limítrofe ao CNPJ os conteúdos aplicados.
“Não é possível um compromisso verdadeiro com a realidade, e com os homens concretos que nela e com ela estão, se desta realidade e destes homens se tem uma consciência ingênua. Não é possível um compromisso autêntico se, àquele que se julga comprometido, a realidade se apresenta como algo dado, estático e imutável. Se este olha e percebe a realidade enclausurada em departamentos estanques. Se não a vê e não a capta como uma totalidade, cujas partes se encontram em permanente interação. Daí sua ação não poder incidir sobre as partes isoladas, pensando que assim transforma a realidade, mas sobre a totalidade. É transformando a totalidade que se transformam as partes e não o contrário.”
– Freire, Paulo. Educação e Mudança
Existem alguns incentivos através de campanhas e destacamos a este momento o Abril Verde, que historicamente trata-se de um mês de conscientizar trabalhadores que estão 365 dias no expostos a condições de riscos. Em qual campanha você entendeu de onde nasceu esse dia? Quando alguém esclareceu?
História por trás da data celebrativa
Foi no dia 28 de abril de 1969, em uma mina na pequena cidade de Farmington, West Virginia, nos Estados Unidos, que uma explosão matou 78 mineiros. Este triste episódio se tornou um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.
Mais de 30 anos após este fatídico dia, no Brasil, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o dia 28 de abril como o “Dia Oficial da Segurança do Trabalho”, sendo seguida por vários países e tornando-se uma forma de homenagem a estas vítimas e conscientizar as pessoas sobre os riscos de acidentes de trabalho.
Para que haja a mudança de comportamento, a inclusão de atitudes que levem ao sujeitos aos comportamentos esperados de mitigação é sugerido nessa perspectiva de educação o esquema:
A ação educativa não vive por si só em um espaço demarcado, as tentativas ingênuas que não estimulam o senso crítico e autonomia ao sujeitos envolvidos para decisões seguras , escolhas sustentadas por proficiência, competência e técnicas quando não respeitadas pela hierarquia tornam um precipício para a queda livre do trabalhador e todo o educando que coloca em pratica suas habilidades em cenários existentes.
Uma educação preventiva integral e sistêmica , possibilita experienciar as situações reais e respeito as colocações de todos os envolvidos , a troca, a mutualidade, a colaboração para decisões respeitosas afim de minimizar danos físicos, psíquicos e emocionais nos envolvidos no processo.
Convido você que leu até aqui em provocar mais pessoas e proporcionar momentos de interação, boas conversas e que surja assim, uma Comunidade proposta a implementar essa linha de pensamento a desenvolver segurança social, educação preventiva integral para 365 ou 366 dias no ano englobando todas as gerações humanas.
Educadora de Segurança, Técnica em Segurança do Trabalho, Licenciada em Pedagogia, Pós Graduanda em Pedagogia Empresarial, Analista Comportamental método DISC, Auditora Interna em Sistema de Gestão Integrada (EHS).